terça-feira, 17 de abril de 2007

Second Life, RPG e MMORPG, um mundo á parte




RPG - Role Playing Game

RPG é assim: um jogo todo vivido na imaginação. Nessas aventuras, um jogador pode representar um cavaleiro medieval, ou um poderoso feiticeiro, ou mesmo um esperto ladrão das ruas. Podemos passar para os dias de hoje, e dar uma de 007 em missões altamente secretas. Ou no futuro, talvez, e salvar a nave Enterprise, que ficou refém dos Klingons... As mais diversas ambientações são possíveis. Que tal imaginar um mundo como o Brasil no tempo da sua colonização, cheio das criaturas que habitam o nosso folclore?

A sigla RPG vem da expressão inglesa role-playing game, que poderíamos traduzir como “jogo de interpretação”. Nele, os jogadores interpretam os personagens que vão enfrentar os perigos de uma aventura ainda desconhecida para eles. Ninguém sabe o que vai acontecer, exceto um jogador “especial” a quem chamamos de Mestre do Jogo. Só esse jogador conhece o roteiro da aventura. Ele apresenta aos outros uma situação inicial, descrevendo para eles onde eles estão, o que eles vêem, escutam, tocam, cheiram e sentem. Pode ser uma situação de perigo, como as apresentadas acima, onde terão que lutar, ou pode ser uma situação para cuja resolução terão que usar muita astúcia, como infiltrar-se numa base inimiga. O que quer que seja, os jogadores dizem então o que seus personagens farão e, de acordo com o resultado de suas ações e com o roteiro, o Mestre apresenta uma nova situação. E assim o jogo prossegue até o grand finale.
Tu te lembras de algum filme de aventura emocionante que você tenha visto (“Indiana Jones”, por exemplo)? Imagina agora que tu não tivesses visto o filme, que tu fosses o personagem principal, que aquelas situações fossem apresentadas a ti, e que tu tivesses que decidir o que fazer a cada momento. Esse é o espírito da coisa.(Fonte:http://www.nautilus.com.br/~ensjo/rpg/).

Mas para entender bem só se aventurando num jogo de rpg.

O MMORPG é um jogo que tem se tornado tão popular quanto o RPG, só que nesse jogo existe um mundo virtual que continua evoluindo mesmo que não tenha jogadores presentes, o jogador é representado por uma avatar, e você pode escolher em qual mundo que jogar, há várias opções. Eu acho tudo isso muito interessante e criativo, ainda não sou adepta, mas logo serei.

Mas a febre do momento é mesmo o Second Life que é na verdade um simulador da vida real em um mundo virtual. Criado inicialmente para ser um jogo, o Second life se tornou muito mais que isso, hoje as pessoas ja ganham dinheiro através dele.

Funciona assim: Você cria um avatar " personagem virtual" e ele pode interagir com os outros avatares, como na vida real, andar, comer, comprar, namorar, etc.As compras são debitadas no seu cartão de crédito, no Second life há uma moeda local que se chama Linden Dólar , mas osua compra é transformada para dólar e aí sim debitada no seu cartão. Hoje já é possivel comprar carros na concessionária virtual da Volkswagem Brasil que desde dezembro ja vendeu 170 carros pelo second life - segundo dados da revista época.

Basicamente é a nossa vida colocada dentro da iternet de forma bastante realista. " O Second life é só o começo de uma onda de realidade virtual que vai inundar nossa vida" afirma o professor Silvio Meira.

Já existem empresas que fazem reuniões com seus funcionários que são representados por seus avatares, através do Second Life.

Não há dúvidas que os mundos virtuais são o futuro da internet.

Nenhum comentário: