terça-feira, 17 de abril de 2007

Imersão, Avatar e Ciborgue...



Em informática, avatar é a representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, aproximadamente 100 px de altura por 100 px de largura, para que não ocupem demasiado espaço na interface, deixando espaço livre para a função principal do site, programa ou jogo que se está a usar.( Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(realidade_virtual). Avatar então é um meio de interação por meio de um personagem criado pelo usuário, ele é criado de acordo com sua vontade, ele pode se bom ou ruim, pode ter poderes , podem ser feios ou bonitinhos e inúmeras outras caracteristicas.
Muitos avatares são criados para liberar certos sentimentos que a pessoa não tem coragem de demostrar pessoalmente, uma vez que ningém sabe o nome real por trás do Avatar, ali você tem o anônimato.Um ótimo exemplo de avatar é o recém criado Second life, bom mas isso é assunto para o próximo post.
O Avatar e a irmersão estão, na minha opinião completamente ligados, porque para se criar um avatar é necessário imergir no seu mundo virtual, nós nos envolvemos completamente nesse mundo, uns até demais, a relatos de pessoas que trouxeram seu Avatar para nossa realidade causando até mortes, são pessoas que imergem de cabeça nessa história e não sabem mais separar os dois mundos. Pra mim ocorre imersão também quando nós vemos um filme, ou lemos um livro, porque você se transporta para o mundo do filme ou do livro, mas eu acho que a irmersão é muito mais profunda em jogos, porque ali você interfere no enredo da história, essa interação faz a coisa ficar muito mais completa e facina mais as pessoas.
Sobre ciborgue posso dizer que o simples fato de usarmos máquinas como o computador já nos faz um ciborgue, o que diriamos então de quem tem um membro do corpo amputado e tem que usar uma perna mecânica? Se nós que usamos o computador já somos considerados ciborgues, em que nível está essa pessoa que tem uma máquina acoplada em seu corpo? O filme Robocop nos mostra uma realidade de um futuro próximo, máquinas acopladas por toda a extensão do corpo humano, será isso realmente possível? E o que será humano no meio disso tudo? Viveremos num mundo repleto de ciborgues da cabeça aos pés? Só nos resta esperar pra ver.

Nenhum comentário: